Quais são as possibilidades de tratamento?
A fisioterapia dermato funcional e estética é uma área da fisioterapia que tem como objetivo promover a saúde e a beleza da pele, atuando no tratamento e prevenção de diversas disfunções estéticas e dermatológicas. O fisioterapeuta especializado nessa área utiliza técnicas e procedimentos específicos para melhorar a aparência da pele, promover a reabilitação de tecidos e músculos, além de contribuir para o bem-estar e autoestima dos pacientes.
Cicatrizes e fibroses
Como usar o NPS e as Automações Pós-consulta no iMedicina
CURSOS
Com o avanço da tecnologia e o crescente interesse das pessoas em cuidar da saúde e da estética, a fisioterapia dermato funcional tem se destacado como uma opção segura e eficaz para tratar problemas como celulite, estrias, flacidez, acne, rugas, entre outros. Além disso, a atuação do fisioterapeuta nesse contexto vai muito além da estética, pois ele também pode contribuir para a melhora da saúde geral do paciente, trabalhando em conjunto com outros profissionais da área da saúde.
Definição e Evolução da Fisioterapia Dermatofuncional

- A Fisioterapia Dermatofuncional se dedica à avaliação, prevenção e tratamento de disfunções no sistema tegumentar — a pele e seus anexos, incluindo cabelos, pelos, glândulas e unhas.
- Deste modo, a Fisioterapia Dermatofuncional irá atuar não só na disfunção deste sistema como terá também um papel importante do ponto de vista psicossocial, promovendo uma melhor qualidade de vida.
- Massagens com técnicas manuais, utilização de equipamentos como o ultrassom são alguns dos recursos empregados para o tratamento destas cicatrizes.
- Vários procedimentos possuem uma efetividade para a melhoria do contorno corporal sem necessidade de cirurgia.
- Ou seja, para doentes com problemas no sistema nervoso central, como, por exemplo, vertigens, tonturas e instabilidade do...
- Os aparelhos emissores de laser e LED – emissão de luz por iodo, produzem luzes com um único comprimento de onda, denominado de monocromático.
- O fisioterapeuta dermatofuncional é um profissional que possui formação específica em fisioterapia e conhecimento técnico-científico sobre a fisiologia e anatomia da pele, bem como os equipamentos utilizados no tratamento.
- Nesta época não imaginavam a criação de especialidades, pois a atuação principal do fisioterapeuta era a cura e reabilitação do sistema musculoesquelético utilizando principalmente recursos como a eletroterapia.
- O curso de Pós EAD em Fisioterapia Dermato-Funcional oferece um programa multidisciplinar, conduzido e desenvolvido por especialistas, mestres e doutores na área.
- Portanto, a fisioterapia dermato funcional é uma área que estuda os efeitos que a terapia tem nas disfunções estéticas do corpo humano, aplicando exercícios que têm o objetivo de reabilitar o corpo do paciente.
- A organização do tratamento fisioterapêutico no pós-operatório é extensamente variável e é subordinado as características retratadas na avaliação, análise de trofismo cutâneo e muscular, do edema ou da cicatriz, ligadas a dor e sensibilidade levando-se em conta a categoria de cirurgia submetida, e do tempo de pós-operatório (MACEDO, 2011).
Entenda tudo sobre a área da fisioterapia dermatofuncional
A importância da fisioterapia dermato funcional e estética
Esses são 6 cursos técnicos em comunicação para trabalhar na área
Mas muitos não sabem que, a atuação de um fisioterapeuta é muito mais do que se imagina e dentre as especialidades que este profissional pode atuar é a Fisioterapia Dermatofuncional. Trabalho de Conclusão de Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional – Faculdade Cambury, Goiânia, GO. Na visão de Milani (2006), a massoterapia consiste em conjunto de massagem que possui a capacidade de realizar a estimulação mecânica nos tecidos através dos movimentos rítmicos de pressão e estiramento, produzindo uma sensação de relaxamento, o que promove uma melhor circulação venosa e linfática, e a absorção de substâncias produzidas nos tecidos. Na fase pós-cirúrgico é primordial introduzir atividades que possibilite o paciente a ficar mais autônomo e independente, para auxiliar o paciente na adaptação as suas funções rotineiras. Recomendasse o alongamento dos músculos abdominais, grande dorsal, ilocostal, longíssimo da coluna, espinhal e quadrado lombar. curso de preenchimento com ácido hialurônico a mobilização da cintura escapular, com uso da pompagem para liberar todos os músculos, devido à enorme tensão muscular e a amplitude de movimento em que o paciente fica submetido no pós-cirúrgico, não ocorrendo a dissociação entre partes do corpo da cabeça e o tronco, evitando o movimento em bloco do paciente (SILVA et. al. 2013).